PRA QUE SERVEM AS UNIVERSIDADES? /3

Último capítulo da série em que mostro os títulos das reportagens publicadas nas três primeiras edições da Revista FAPEU, para informar aqueles que têm pouco contato com a Universidade, que tipo de coisa é feita por lá, além de dar aulas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), dá suporte administrativo a projetos de ensino, pesquisa e extensão, inicialmente apenas na UFSC e agora também em outras universidades. E publica, anualmente, uma revista de divulgação científica, com matérias escritas em linguagem acessível, mostrando alguns dos projetos apoiados.

Importante lembrar que existem inúmeros outros projetos relevantes sendo desenvolvidos na UFSC e em outras universidades, que não têm a participação da FAPEU e que, portanto, não aparecem nessa revista.

Capa da edição número 3 da Revista FAPEU

Neste post estão os títulos das reportagens do terceiro número da revista, que foi produzida em 2010, depois de alguns anos sem ter sido publicada (a anterior é de 2005). Mas, após essa edição, a periodicidade anual se manteve. A ideia é mostrar a grande variedade de áreas em que a Universidade atua, produzindo conhecimento. Este número da revista está disponível, em PDF, no site da Fapeu e pode ser acessada clicando aqui.

A número 3 teve fotos de Cristiane Fontinha e Soninha Vill e textos dos jornalistas Antoninha Santiago e Flávio Cardozo Jr.. O projeto gráfico, a edição e a diagramação ficaram sob minha responsabilidade.

Esses três posts foram apenas uma pequena amostra do que é feito nas Universidades. Nos 11 números dessa revista foram relatados poucas centenas de projetos, das mais diversas áreas, pequela parcela do que está sendo produzido nos laboratórios universitários. Para contrapor-se a essa campanha que os inimigos da educação de qualidade estão movendo, é importante informar-se. Vocês se surpreenderão positivamente ao descobrir o papel relevante que a Universidade desempenha.

E lembre-se, para dar uma espiada em todas as revistas e conhecer melhor os projetos que foram divulgados, este é o endereço.

Posts mais recentes

Receba as atualizações do blog

Assine e receba um aviso sempre que tiver coisa nova.
Loading
Cesar Valente Escrito por:

Jornalista e designer gráfico catarinense, manezinho, setentão. Ex uma porção de coisas, mas sempre inventando moda: a mais nova é o mestrado em Jornalismo na UFSC.