Pra que servem as Universidades? /1

Nesta série, mostro os títulos das reportagens publicadas na Revista FAPEU, para informar aqueles que têm pouco contato com a Universidade, que tipo de coisa é feita por lá, além de dar aulas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), dá suporte administrativo a projetos de ensino, pesquisa e extensão, inicialmente apenas na UFSC e agora também em outras universidades. E publica, anualmente, uma revista de divulgação científica, com matérias escritas em linguagem acessível, mostrando alguns dos projetos apoiados.

A capa do primeiro número da Revista FAPEU

Hoje recortei e colei, a seguir, os títulos das reportagens do primeiro número da revista, que foi produzida em 2003 e começou a circular no início de 2004. Dá pra ter uma ideia da diversidade de temas e áreas e também da relevância que esses estudos e projetos têm. A revista está disponível, em PDF, no site da Fapeu e pode ser acessada clicando aqui.

Este número teve fotos de Felipe Christ/Fotonoticias e textos das jornalistas Antoninha Santiago e Paula Arendt Laier. O projeto gráfico, a edição e a diagramação ficaram sob minha responsabilidade.

Este material foi publicado em apenas uma das edições. Farei a mesma coisa com outras edições, para deixar boquiabertos aqueles que, das Universidades, só sabem o que lhes dizem nos grupos do whatsapp que são contra o ensino público gratuito e de qualidade.

E lembre-se, se quiser ler qualquer uma dessas reportagens, ou todas, é só clicar aqui que se abre um arquivo pdf. E se tiver vontade de dar uma espiada nas onze revistas que já foram publicadas, este é o endereço.

Posts mais recentes

Receba as atualizações do blog

Assine e receba um aviso sempre que tiver coisa nova.
Loading
Cesar Valente Escrito por:

Jornalista e designer gráfico catarinense, manezinho, setentão. Ex uma porção de coisas, mas sempre inventando moda: a mais nova é o mestrado em Jornalismo na UFSC.