PRA QUE SERVEM AS UNIVERSIDADES? /2

Continuação da série em que mostro os títulos das reportagens publicadas na Revista FAPEU, para informar aqueles que têm pouco contato com a Universidade, que tipo de coisa é feita por lá, além de dar aulas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), dá suporte administrativo a projetos de ensino, pesquisa e extensão, inicialmente apenas na UFSC e agora também em outras universidades. E publica, anualmente, uma revista de divulgação científica, com matérias escritas em linguagem acessível, mostrando alguns dos projetos apoiados.

Importante lembrar que existem inúmeros outros projetos relevantes sendo desenvolvidos na UFSC e em outras universidades, que não têm a participação da FAPEU e que, portanto, não aparecem nessa revista.

Capa da edição número 2, da Revista FAPEU

Hoje vou mostrar os títulos das reportagens do segundo número da revista, que foi produzida em 2004 e começou a circular no início de 2005. A ideia é mostrar a grande variedade de áreas em que a Universidade atua, produzindo conhecimento. A revista está disponível, em PDF, no site da Fapeu e pode ser acessada clicando aqui.

Este número teve fotos de Cristiane Fontinha e textos dos jornalistas Alexandre Gonçalves e Sara Caprario. O projeto gráfico, a edição e a diagramação ficaram sob minha responsabilidade.

Taí, mais um punhado de bons projetos. Apenas uma pequena amostra do que é feito nas Universidades. Já foram publicados 11 números dessa revista, todos com igual diversidade de áreas e mesmo assim não foi coberta nem a metade do que está acontecendo nos laboratórios universitários. Pense em conhecer um pouco melhor a Universidade e o que é feito, além das aulas, antes de acreditar em tudo que o movimento anti-educação pública divulga..

E lembre-se, se quiser ler qualquer uma dessas reportagens, ou dar uma espiada em todas as revistas, este é o endereço.

Posts mais recentes

Receba as atualizações do blog

Assine e receba um aviso sempre que tiver coisa nova.
Loading
Cesar Valente Escrito por:

Jornalista e designer gráfico catarinense, manezinho, setentão. Ex uma porção de coisas, mas sempre inventando moda: a mais nova é o mestrado em Jornalismo na UFSC.