Último capítulo da série em que mostro os títulos das reportagens publicadas nas três primeiras edições da Revista FAPEU, para informar aqueles que têm pouco contato com a Universidade, que tipo de coisa é feita por lá, além de dar aulas.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), dá suporte administrativo a projetos de ensino, pesquisa e extensão, inicialmente apenas na UFSC e agora também em outras universidades. E publica, anualmente, uma revista de divulgação científica, com matérias escritas em linguagem acessível, mostrando alguns dos projetos apoiados.
Importante lembrar que existem inúmeros outros projetos relevantes sendo desenvolvidos na UFSC e em outras universidades, que não têm a participação da FAPEU e que, portanto, não aparecem nessa revista.
Neste post estão os títulos das reportagens do terceiro número da revista, que foi produzida em 2010, depois de alguns anos sem ter sido publicada (a anterior é de 2005). Mas, após essa edição, a periodicidade anual se manteve. A ideia é mostrar a grande variedade de áreas em que a Universidade atua, produzindo conhecimento. Este número da revista está disponível, em PDF, no site da Fapeu e pode ser acessada clicando aqui.
A número 3 teve fotos de Cristiane Fontinha e Soninha Vill e textos dos jornalistas Antoninha Santiago e Flávio Cardozo Jr.. O projeto gráfico, a edição e a diagramação ficaram sob minha responsabilidade.
Esses três posts foram apenas uma pequena amostra do que é feito nas Universidades. Nos 11 números dessa revista foram relatados poucas centenas de projetos, das mais diversas áreas, pequela parcela do que está sendo produzido nos laboratórios universitários. Para contrapor-se a essa campanha que os inimigos da educação de qualidade estão movendo, é importante informar-se. Vocês se surpreenderão positivamente ao descobrir o papel relevante que a Universidade desempenha.
E lembre-se, para dar uma espiada em todas as revistas e conhecer melhor os projetos que foram divulgados, este é o endereço.